Como desenvolver o hábito de leitura em 5 passos

Ler é uma das mais antigas formas de conhecer histórias ou adquirir conhecimentos e também até hoje a mais completa delas. Descubra como desenvolver o hábito de leitura em 5 passos e deixe a magia da leitura fluir na sua vida!

Os benefícios de uma boa Leitura

Eu sei, você sabe disso, todos sabemos. Mas, há algo em ler que nos assusta e nos faz sempre procrastinar ao máximo o início, a continuação ou mesmo o término de um livro que até parece interessante, mas que ainda tem 300 páginas pela frente.

Por isso, elaboramos esse simples guia rápido de cinco dicas para lhe auxiliar a melhorar ao máximo seu hábito de leitura. Quer descobrir quais são?

Seguem abaixo os 5 passos para você desenvolver o hábito de leitura:

Como desenvolver o hábito de leitura em 5 passos

1: Comece por metas simples

Eu sei, você sabe, nós lemos pouco. Mas, que tal você tornar a sua pouca leitura em um hábito do cotidiano?

Separe 5 minutos do seu dia para ler uma página que seja do livro que você adquiriu mais recentemente.

Seja no caminho para o trabalho, no horário de almoço ou alguns minutinhos antes de dormir, comece a criar o hábito diário de leitura. Aos poucos você verá que tem cada vez mais tempo e vontade de continuar lendo e, sem perceber, estará devorando livros aos montes.

 

2: Tente Histórias Menos Densas

A literatura é uma ótima forma de obter conhecimento, seja em âmbito pessoal ou intelectual.

Entretanto, não é necessário que você fique se martirizando lendo livros cheios de termos complicados, frases confusas e textos dúbios.

Se você está lendo um livro que está lhe dando mais dificuldades em entendê-lo do que gerando o prazer da leitura não se sinta com culpa por abandoná-lo.

Deixe o livro de canto por agora, mas anote-o em alguma lista ou em sua loja digital como leitura para mais tarde. Retorne ao livro daqui alguns meses após outras leituras mais leves e ou mesmo de igual complexidade, mas menos específicas.

Você com certeza terá ampliado seu vocabulário a ponto de agora entender plenamente o conteúdo do livro. E, se ainda não for o caso, repita o processo até que o seja.

 

hábito da leitura 5 passos

3: Não tenha dó de abandonar um livro ruim


Poucas coisas são piores do que largar um livro incompleto, correto? Na verdade, não.
Não se preocupe tanto em concluir uma leitura simplesmente por concluir.
Se com 30 ou 40 % do livro já lido pouco ou nada lhe agradou até ali não se sinta mal em simplesmente abandonar o livro e passar para o próximo.

A leitura não deve ser uma obrigação, mas sim um prazer e um deleite.

 

4: Leia Pouco, Mas Leia Sempre

Muitas pessoas que se imaginam já donas de um hábito de leitura saudável frequentemente citam a quantidade de livros lidos em um curto período de tempo, quase sempre vangloriando desses números.

Mas, tenha calma, muita calma.

Leia bastante, mas certifique-se de sempre ler coisas relevantes e também de fixá-las em sua mente. Não leia livros por simplesmente lê-los, absorva o que eles têm de melhor e filtre suas ideias.Se possível e viável, entre em um grupo de debate de leitura ou discuta com algum amigo ou conhecido que tenha lido o mesmo livro que você.

Preocupe-se mais em entender as ideias e conceitos e menos em bater números mirabolantes. Aposte nos famosos. Procure saber quais são os livros mais vendidos atualmente e também não se esqueça dos clássicos.

 

5: Otimize sua velocidade de leitura digital

Os Kindles e Ireaders da vida tem feito cada vez mais sucesso entre os amantes da leitura. Leves, portáteis, com duração de bateria excepcional e um catálogo tão bom quanto o físico e às vezes até mais barato, são uma ótima opção ao livro de papel para quem precisa levar sua biblioteca consigo.

Entretanto, um recurso que os usuários desses dispositivos desconhecem ou pouco usam é a medição da velocidade de leitura. Que Poder hein?

 

Se você é usuário de um gadget de leitura como o Kindle da A Amazon, Cobo ou mesmo do LEV da Saraiva, ou ainda se lê em seu smartphone ou tablete por meio de algum aplicativo saiba que existem muitos modos de fazer esse cálculo.

Para descobrir o mais viável a você entre em contato com o desenvolvedor de sua solução de leitura. E caso queria adquirir o Kindle aproveite, pois se trata de um excelente gadget. Se ainda não sabe importar, aprenda com as dicas da ADZ Imports sobre importação.

 

hábito da leitura

Pronto! Agora que você leu nossos 5 passos para um melhor hábito de leitura, que tal mandar esse artigo para aquele seu amigo procrastinador? Compartilhe nas redes sociais!  Em que mais eu posso te ajudar? Deixe seu comentário! 

Leia também o artigo como Vencer a Diabetes ou clique aqui e volte para a página inicial.

 

Salvar

Salvar

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *